7 de mar. de 2011

Por onde for



Letra e música: Clériston Nascimento da Silva.
Gravação: Material da campanha de Missões Estaduais CBEES

Essa foi feita para o Comunhão Serra de agosto de2005. Eu tinha deixado para o Clauber fazer, mas ele não conseguiu. Já era semana do evento e não tínhamos a música. Na quinta feira (o Comunhão era no sábado) eu cheguei bem tarde da faculdade e resolvi fazer a música. Quando comecei já era mais de meia noite.

Eu tinha acabado de fazer O Rei nos Manda Ir e agora tinha que fazer outra no mesmo tema (Missões em um mundo sem fronteiras), só que dessa vez, uma música que pudesse ser cantada tanto por Embaixadores, quanto por Mensageiras (que é a organização correspondente só que voltada para as meninas).

O texto que usei foi: "Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria. E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a Palavra." (Atos 8.1-4)

Mesmo com toda a dor do assassinato do irmão Estevão, em fuga, aqueles crentes iam por toda parte, anunciando a Palavra! Com isso em mente comecei a escrever a letra. Às duas horas da manhã eu já tinha gravado essa música. Não tenho mais aquele arquivo de áudio, mas a música era exatamente como cantamos até hoje.

Em seguida, o Clauber fez um arranjo belíssimo de trompete e trombone que deu um peso especial para ela. Infelizmente, só tocamos com esse arranjo, naquele Comunhão Serra.

No ano seguinte, a música foi escolhida para ser hino oficial do Acampamento Estadual da Mensageiras do Rei e no próximo ano para ser o hino oficial da campanha de Missões Estaduais da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo. Então fomos para um estúdio gravar.

Como o orçamento da Convenção não dava para gravar com os metais, tocamos a princípio só com violão, baixo e bateria (com o Celsinho). Mas não ficamos muito satisfeitos. Então voltamos ao estúdio e colocamos um teclado (com o Ministro de Música Nathan D’Avila) e anexamos ao back vocal do Clauber as vozes de Benita e Suelen (na época alunas do curso de música sacra do Cetebes e funcionárias da Convenção). O resultado pareceu-nos meio distante do estilo da nossa banda, mas ficou legal.

O vídeo que vocês veem foi feito com essa gravação de estúdio e com as imagens do material de divulgação da campanha que as Igrejas Batistas do Estado do Espírito Santo receberam naquele ano.

A partitura que está disponível foi feita para ser incluída no material da campanha de Missões Estaduais.

3 de mar. de 2011

Faça chuva faça sol.



Letra e música: Clériston Nascimento da Silva.
Primeira Apresentação: Julho 2006
Gravação: DVD 60 Anos Proclamando o Rei, 2008, IEBV – Vitória ES
Cifra

Essa música foi feita para ser o hino oficial do Congresso Estadual dos Embaixadores do Rei no Espírito Santo em julho de 2006. Um dos ideais da organização ER é o Serviço Real, um serviço prestado a alguém sem querer receber nada em troca, no verdadeiro estilo de amor agápē. Normalmente associamos todo serviço cristão ao serviço real.

A ideia era "Chega de tanto crente frouxo!", que qualquer coisinha é motivo para desanimar, que passa a vida esquentando o banco da igreja sem nunca agir! Por isso colocamos o seguinte tema e divisa naquele ano:
Tema: Embaixadores úteis no trabalho de Rei e Divisa: "Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever'." (Lucas 17.10).

Quando fiz a primeira versão da música, ela só tinha a segunda parte do refrão. Mostrei ao Clauber e ele achou que faltava imagens mais fortes e ficou cantando outras coisas no meio, tentando criar a poesia. Lembro que ele falou tempestade e furacão no meio. Então eu subi pro quarto e escrevi o resto.

Quando cantamos no congresso foi sucesso imediato. A parte de gritar o nome da própria igreja entre os "ôoooooooo-ôoooo!" foi espontâneo entre os próprios Embaixadores durante esse Congresso. Ela hoje é cantada desse jeito em vários lugares do Brasil.

A gravação que apresento a vocês acima não é muito fiel ao que acontece normalmente. A primeira parte geralmente é mais punk. Mas por hora é o que temos.

2 de mar. de 2011

Vontade do Senhor

Letra e música: Clériston Nascimento da Silva
Primeira Apresentação: Fevereiro 2006
Gravação: Caseira
Recursos: Violão, baixolão, software Audacity e microfone de R$ 8,00.
Cifra


Entre as música mais antigas essa é uma das mais queridas da Igreja. Cantamos bastante no louvor até hoje. Fiz essa música em fevereiro de 2006, para o acampadentro de carnaval dos jovens da Primeira Igreja Batista em Nova Almeida. O versículo base do acampadentro e, conseqüentemente, dessa canção foi:
"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12.2.

Uma curiosidade sobre esse cântico é que tem uma frase tirada do desenho da Liga da Justiça. Mas nem o mais nerd do grupo, o Gabriel, conseguiu pegar essa referência, por isso tive que contar. No episódio "Paraíso Perdido", da primeira temporada, o vilão Félix Fausto faz um trato com a divindade grega Hades, em troca de todo o conhecimento humano. Mas quando ele cobra esse conhecimento, Lorde Hades olha pra ele e diz: "Sim... Dor e sofrimento é tudo o que os humanos conhecem!". A seguir ele joga um jato de energia em Félix que o faz gritar de dor e envelhecer até ser desintegrado. Achei a frase muito apropriada para o sentido que eu quis dar em certa parte da música. Adoro esse tipo de intertextualidade. Espero que nenhum fariseu saia me chamando de ocultista.

Esse cântico também foi o hino oficial do acampamento estadual de Embaixadores do Rei de Minas Gerais do ano de 2010, em Ravena. Embora não seja específico da organização Embaixadores do Rei, tem sido muito usado por sua aplicação de Romanos 12.2.

Veja um trecho dessa música no acampamento ER mineiro: